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POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA B.F SERVIÇOS AMBIENTAIS

A B.F Serviços Ambientais, inscrita no CNPJ nº 34.425.389/0001-39, valoriza profundamente a privacidade e a segurança dos dados pessoais. Esta Política de Privacidade foi elaborada para esclarecer as regras, condições e diretrizes relacionadas à obtenção, uso e armazenamento dos dados coletados de usuários, segurados e beneficiários dos nossos produtos e serviços.

Nosso objetivo é fornecer informações claras e precisas sobre o tratamento de dados pessoais e sensíveis realizado pela B.F. Essa política se aplica a funcionários, prestadores de serviço e seus dependentes, candidatos em processos seletivos, clientes, fornecedores, parceiros comerciais, visitantes, usuários do nosso site, e qualquer pessoa cujos dados sejam tratados pela B.F.

A B.F Serviços Ambientais está comprometida com a pauta ESG (Environmental, Social, and Governance - Ambiental, Social e Governança), e isso se reflete diretamente na forma como tratamos os dados pessoais. Nosso compromisso com a ética, transparência e responsabilidade empresarial, elementos centrais da governança corporativa, nos leva a adotar as melhores práticas de proteção de dados e privacidade.

A seguir, detalhamos as práticas adotadas pela empresa em relação à coleta, armazenamento, uso, compartilhamento e exclusão de dados pessoais. 

DEFINICÕES:

Para facilitar a compreensão do conteúdo completo desta Política de Privacidade, são adotadas as seguintes definições:

a) Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;
b) Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
c) Titular Dos Dados Pessoais: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
d) Tratamento Dos Dados Pessoais: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
e) Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
f) Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;
g) Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
h) Titular Dos Dados Pessoais: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

i) Tratamento Dos Dados Pessoais: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
j) Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada; 

1. QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS COLETADOS PELA B.F E PARA QUAL FINALIDADE?

 1.1 Dados pessoais de Funcionário, prestador ou dependente atual ou anterior da B.F

São processados dados pessoais necessários para gerenciar o relacionamento empregatício, para admitir prestadores de serviço e estagiários, bem como para fornecer eventuais benefícios a determinados dependentes de funcionários da B.F.

Para atingir os objetivos supracitados, são coletadas informações pessoais como nome, CPF, RG, data de nascimento, estado civil, idade, endereço e contato. Também se fará necessário o processamento de dados referentes a informações sobre folha de pagamento e conta bancária, informações sobre salário e benefícios, incluindo informações de beneficiários, bem como qualquer outra informação imprescindível para a gestão do relacionamento empregatício ou o fornecimento de benefícios a determinados dependentes de funcionários da B.F. A empresa também coletará dados pessoais considerados imprescindíveis para o cumprimento de seus contratos vigentes ou para a formalização de eventual negócio contratual firmado com quaisquer prestadores de serviços.

A B.F salienta que poderá registrar, diretamente ou por intermédio de prestadoras de serviços autorizadas, a data, o horário ou pontos de acesso dos seus funcionários ou visitantes dentro das instalações e ativos da B.F. Os dados do acesso e dos sistemas de segurança são usados para propósitos de saúde, proteção e segurança de funcionários e visitantes das instalações da empresa; bem como para a proteção do patrimônio e ativos da B.F. Também serão processados dados pessoais estritamente necessários para o fiel cumprimento de exigências legais e regulatórias impostas por quaisquer autoridades governamentais.

1.1.1 Dados pessoais sensíveis:

A B.F processa dados pessoais relacionados à saúde de um indivíduo, quando necessário para os objetivos de conformidade com o emprego e leis de seguridade social, bem como na hipótese de eventual apoio médico ocupacional. Essas informações também serão processadas com o intuito de proteger os interesses vitais de um indivíduo (como em uma emergência), ou quando houver o requerimento de qualquer autoridade governamental.

1.2 Candidato a uma vaga:

São processadas informações pessoais a respeito de indivíduos que se candidatam a uma vaga ou que participam de processo seletivo (“Candidatos”) somente para propósitos legítimos nas seguintes categorias:

• Candidaturas a emprego, resultados de entrevistas e avaliações:
• Detalhes de contato pessoais;
• Gestão de relatórios e análises, incluindo análise estatística e pesquisas sobre a qualidade do processo de recrutamento;
• Auditorias internas;
• Cliente empresarial, fornecedor, parceiro comercial

A B.F também trata dados de pessoas que trabalham em nome de nossos clientes empresariais, fornecedores e parceiros comerciais, assim como os dados relativos a seus respectivos acionistas, partes interessadas e/ou investidores, nas seguintes categorias:

• Informações de contato particulares (como nome, endereço postal ou de e-mail, e número de telefone);
• contato comercial e outras informações profissionais (como cargo, departamento, nome da organização e seus negócios com a B.F em nome de si mesmo ou do cliente comercial, fornecedor, parceiro comercial e/ou investidor relevantes);

Os dados pessoais indicados acima são coletados para os seguintes objetivos:

• Pesquisa, desenvolvimento e melhoria de produtos ou serviços;
• Conclusão e execução de contratos com clientes, fornecedores e parceiros comerciais;
• Gestão de relacionamentos e marketing, gestão de contas e atendimento aos clientes;
• Gestão financeira, gestão de ativos, implementação de controles, emissão de relatórios de gestão, análise, auditorias internas e investigações;
• Cumprimento legal e/ou regulatório incluindo cumprimento de exigências legais ou regulatórias relacionadas a litígios e defesa de reivindicações; 

1.3. Dados de cadastro ou de contato

Informações pessoais como nome completo, RG, CPF, endereço residencial e eletrônico ou número de telefone celular poderão ser requeridos por funcionários autorizados quando cliente ou terceiro nos visitar ou nos contatar, ou contratar alguns de nossos produtos e/ou serviços.
Processamos estes dados pessoais para propósitos de:

• Controle de portaria
• Atendimento do cliente e visitante;
• Manutenção e promoção do contato e relacionamento com o cliente.

As nossas instalações também são equipadas com câmeras de vigilância, devidamente identificadas no recinto. Os equipamentos em questão são usados para manter a proteção e segurança do patrimônio da B.F, bem como a incolumidade física dos seus funcionários e visitantes das instalações da empresa. 

Todas as imagens são excluídas rotineiramente, exceto para casos de apuração de um incidente que ponha em risco a proteção ou segurança de funcionários, visitantes ou patrimônio da empresa. Nesse último caso, elas podem ser visualizadas por equipes internas de investigação e externamente, caso seja exigido por alguma autoridade policial ou governamental.

1.4. Usuários do site da B.F:

Os dados pessoais são fornecidos com o consentimento expresso de nossos usuários ao anuir com as disposições contidas nesta Política, que é apresentada a todos os usuários dentro da interface da plataforma, quando este faz seu cadastro no site.

Os dados fornecidos serão utilizados para atendimento comercial, transmissão de informativos, suporte técnico, identificação e segurança do usuário.

Além das finalidades previstas acima, os dados coletados também poderão ser utilizados para notificá-lo sobre eventuais alterações da nossa política de privacidade e, da mesma maneira, para detectar, prevenir e resolver problemas técnicos.

A B.F também poderá coletar informações para aprender como o usuário interage com o nosso conteúdo e para melhorar a experiência dos visitantes de nosso website. Por exemplo, alguns cookies são utilizados para lembrar a preferência de idioma e evitar que o usuário tenha que efetuar esta escolha repetidamente sempre que visitar o nosso website.

Também poderão ser coletadas informações sobre a forma e o local de consulta do site, informações de registro de usuário ou tipo e preferências do navegador utilizado.

O rol acima é meramente exemplificativo. A B.F poderá eventualmente coletar outros dados pessoais não explicitados, sempre com base no consentimento, no cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou no interesse legítimo.

Ainda importa ressaltar que a B.F somente processará dados pessoais sensíveis mediante consentimento do titular ou, na falta deste, conforme permitido ou não proibido pela lei, como nos casos em que a coleta seja essencial para o cumprimento de obrigações legais ou para o exercício regular de direitos.

Por fim, a B.F não se responsabiliza pelo conteúdo dos dados, incluindo sua veracidade ou atualização. Nos casos em que os dados forem recebidos do próprio titular, este assume a responsabilidade de fornecê-los corretamente e mantê- los atualizados. Caso os dados sejam obtidos por outro meio legítimo, presumiremos que esses dados são verdadeiros e completos, pois já foram tratados por pessoa, empresa ou órgão que os coletou e os repassou.

2. COMO A B.F COLETA DADOS PESSOAIS?

Abaixo são litadas as formas através das quais a B.F. pode coletar dados pessoais de funcionários, prestadores de serviço, dependentes, candidatos a vagas, representantes legais e/ou prepostos de clientes empresariais, fornecedores e parceiros comerciais, visitantes e usuários do site e/ou da rede privada.


2.1 Recrutamento e seleção de candidatos: 


Na etapa de recrutamento e seleção de candidatos, a B.F pode receber e/ou coletar dados pessoais e dados pessoais sensíveis de diversas maneiras:

a) Preenchimento de formulários físicos ou digitais para cadastro de funcionários, prestadores de serviço, estagiários e dependentes.
b) Análise de currículo e documentos de identificação no processo de recrutamento e contratação.
c) Formulários de cadastro de candidatos a vagas de emprego.
d) Interações diretas com o candidato durante entrevistas e processos de avaliações de candidatos. 

2.2 Gestão do contrato de trabalho:

Durante o gerenciamento do contrato de trabalho e/ou relacionamento do colaborador com o R.H, Dados Pessoais poderão ser coletados pela B.F de várias formas, conforme detalhado a seguir:

a) Formulários e Documentos Físicos:

• Dados Pessoais coletados Contrato de Trabalho, Formulário de Admissão e outros documentos preenchidos pelo colaborador durante o processo de contratação.
• : Documentos físicos assinados pelo colaborador e pela empresa.
• Documentos de Identificação: Cópias físicas de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho etc.

b) Sistemas de Informação e Software de RH:

Softwares especializados que coletam e armazenam dados pessoais, contratuais, financeiros, e de desempenho.

c) Gestão de Sistemas de folha de pagamento e gerenciamento de benefícios:

Coleta dados financeiros e de benefícios. Sistemas de Controle de Ponto:
Registra horários de entrada e saída, horas extras, e absenteísmo. Procedimentos Internos de formação
Entrevistas e Questionários: Coleta de dados durante entrevistas de admissão, avaliações de desempenho, e entrevistas de desligamento.
Treinamentos e Capacitações: Registros de participação em cursos e treinamentos oferecidos pela empresa.

• b) Rotinas de segurança:

Nas rotinas de segurança, as câmeras de vigilância instaladas nas dependências da empresa monitoram e registram imagens das pessoas presentes para fins de segurança. Além disso, os sistemas de controle de acesso poderão coletar dados pessoais de funcionários e visitantes que sejam essenciais à segurança das pessoas e à preservação das instalações da empresa.


c) Sites e/ou plataformas online:

• Nos sites e/ou plataformas online, dados pessoais podem ser coletados pelo fornecimento direto dos usuários que se cadastram ou contatam a empresa e pelo uso de cookies, que coletam informações sobre a interação dos usuários com o site, nos termos da seção 4 desta Política.
d) Consentimento e Acordos:

e) Durante o Acesso à Rede Privada:

• Coleta de Dados Pessoais dos usuários da rede privada para garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos seus sistemas de informação, além de protegê-los contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers e vazamento de informações confidenciais. A coleta inclui monitoramento de atividades de rede, informações de autenticação, análise de tráfego, uso de sistemas de segurança e ferramentas de auditoria.
f) Coleta de dados pessoais de representantes legais e prepostos de clientes empresariais, fornecedores e parceiros comerciais durante a elaboração e execução de contratos, atendimento, suporte técnico e manutenção de relacionamento:
• Serão coletados dados pessoais de representantes legais e prepostos de clientes empresariais, fornecedores e parceiros comerciais durante as fases de elaboração, negociação e execução de contratos. Os dados são coletados diretamente dos representantes legais e prepostos durante o envio de documentos necessários para a elaboração, negociação e formalização dos contratos.
• Dados pessoais de representantes legais e prepostos também serão coletados através de contatos realizados por telefone, e-mail ou presencialmente, visando atender às necessidades de atendimento ao cliente e fornecer suporte técnico eficaz. A coleta de dados ocorre durante as interações telefônicas, comunicações via e-mail e outras formas de atendimento.
• Para a manutenção e fortalecimento do relacionamento comercial, serão coletados dados pessoais representantes legais e prepostos durante interações contínuas, assegurando a eficiência nas comunicações e no suporte prestado. Os dados são coletados de forma contínua durante as comunicações regulares, seja por meio de chamadas telefônicas, trocas de e-mails ou outras formas de contato estabelecidas no relacionamento comercial.

 3. A B.F COLETA INFORMAÇÕES SOBRE MENORES?

A B.F poderá proceder ao tratamento de dados de menores de 18 anos em situações excepcionais, como no caso de inclusão de dependentes em planos de saúde. Nesses casos, a B.F poderá solicitar informações como nome, data de nascimento e outros dados pessoais imprescindíveis.

Além disso, a B.F poderá processar dados pessoais de menores quando necessário para a execução de contratos, para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias, ou para a defesa de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. A B.F também se reserva o direito de processar dados pessoais de menores em outras situações permitidas pela legislação, conforme estabelecido nos artigos 7º e 11 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Independentemente da finalidade, o tratamento desses dados ocorrerá somente mediante autorização específica, concedida diretamente à B.F ou indiretamente, por meio de corretores, clientes, estipulantes de contratos de seguros, agentes terceiros autorizados, prestadores de serviços e/ou subcontratados da B.F.

A B.F garante que todo e qualquer tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes será conduzido no melhor interesse destes, sempre observando os princípios e regras aplicáveis ao tratamento dessas informações, assegurando, assim, a proteção e a privacidade dessa categoria especial. 

4. A B.F COLETA DADOS PESSOAIS DE NAVEGAÇÃO?

Os dados pessoais de navegação referem-se às informações coletadas enquanto uma pessoa acessa o site da B.F. A B.F realiza automaticamente a coleta de diversas informações sempre que um usuário visita sua página, tais como o endereço IP do computador, tipo de navegador, versão do navegador, páginas visitadas, data e hora da visita, tempo gasto em cada página, identificadores exclusivos de dispositivos e outros dados de diagnóstico.
Para efetuar essas coletas, a B.F utiliza tecnologias padrões, como cookies, com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos usuários, tornando-a mais otimizada e personalizada.

4.1 O que são cookies e como eles são utilizados?

Cookies são arquivos ou informações que ficam armazenados no dispositivo (como computador, tablet ou smartphone) quando um usuário visita o site da B.F. Esses arquivos podem conter informações sobre a atividade do usuário no site, como suas preferências, dados de login e outras configurações.

Além disso, os cookies também são utilizados para coletar dados estatísticos sobre como as pessoas usam o site da B.F, o que ajuda seus desenvolvedores a aprimorarem e otimizarem a experiência de navegação dos usuários, garantindo uma interação mais fluida e inteligente com as páginas.

A maioria dos navegadores permite que os usuários personalizem suas configurações de cookies. Nesses casos, é possível desabilitar os cookies, total ou parcialmente, conforme preferências individuais. No entanto, é importante observar que, ao desabilitá-los, algumas funcionalidades do site da B.F poderão ser afetadas, o que poderá interferir na experiência online de quem acessa

Para facilitar o entendimento, apresenta-se abaixo uma lista de alguns tipos de cookies encontrados no site da B.F:

a) Cookies de Sessão

São cookies temporários criados para coletar e armazenar informações temporárias, geralmente relacionadas à atividade de navegação do usuário durante uma sessão específica. Essas informações são removidas automaticamente após o término de cada sessão ou com o fechamento do navegador.

b) Cookies Essenciais

São necessários para a operação do site. Podem ser usados para autenticar usuários, impedir o uso fraudulento de contas ou oferecer recursos de proteção e interação do site.

c) Cookies Analíticos/De Desempenho

Permitem que o proprietário do site contabilize informações como o número de visitantes, acessos a páginas ou seções específicas, dentre outras métricas. 

5. ONDE OS DADOS PESSOAIS SÃO ARMAZENADOS?

A B.F se reserva o direito de eleger, ao seu critério, por diferentes métodos de armazenamento de dados, incluindo, mas não se limitando a nuvem, disco rígido e métodos tradicionais ou físicos, sem prejuízo de outras opções e/ou da combinação de suportes diversos. Independentemente da(s) opção(ões) escolhida(s), o armazenamento será realizado em total conformidade com as leis e regulamentos relativos à proteção de dados pessoais.

Cabe ressaltar que determinadas informações coletadas pela B.F podem ser armazenadas e processadas em sistemas, servidores e data centers de terceiros contratados. Para garantir a segurança e conformidade no tratamento dos dados pessoais nessas circunstâncias, a B.F firmará contratos apenas com terceiros que se comprometam contratualmente a aderir rigorosamente às finalidades estabelecidas nesta Política e a cumprir integralmente as disposições estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pelas autoridades regulatórias competentes.

No caso de dados pessoais serem armazenados em sistemas, servidores e data centers fora do país, será igualmente exigido que esses provedores observem as normas relativas ao tratamento de dados pessoais da localidade em que estão situados. 

6. OS DADOS PESSOAIS SÃO COMPARTILHADOS COM TERCEIROS?

A B.F poderá compartilhar dados pessoais com os seguintes sujeitos:

a) Autoridades Governamentais e Reguladoras: Para cumprimento de exigências legais e regulatórias, como leis trabalhistas, fiscais, de seguridade social e de saúde e segurança ocupacional.
b) Prestadores de Serviços de Recursos Humanos: Para gerenciamento do relacionamento empregatício, administração de folha de pagamento, benefícios e apoio médico ocupacional.
c) Instituições Financeiras: para processamento de pagamentos de salários, benefícios e outras compensações financeiras.
d) Empresas de Segurança e Vigilância: para monitoramento e proteção do patrimônio, segurança dos funcionários, visitantes e instalações da B.F.
e) Prestadores de serviços de Tecnologia da Informação: para manutenção e segurança de sistemas de TI, suporte técnico e melhoria da experiência do usuário no website.
f) Fornecedores e Parceiros Comerciais: para formalização e execução de contratos, gestão de relacionamentos, marketing, e atendimento ao cliente.
g) Auditores Internos e Externos: para realização de auditorias, investigações internas e cumprimento de requisitos de conformidade.
h) Empresas de Benefícios e Seguradoras: para administração de benefícios para funcionários e
dependentes, como seguros de saúde e planos de previdência.
i) Empresas de Recrutamento e Seleção: para gestão de processos seletivos, entrevistas e avaliações de candidatos a vagas de emprego.
j) Prestadores de Serviços Jurídicos: para representação legal, defesa de reivindicações e resolução de litígios.
k) Serviços de Atendimento ao Cliente: Gestão de relacionamento com clientes, suporte técnico e atendimento a visitantes.
l) Empresas de Consultoria: Avaliação e melhoria de processos internos, compliance e governança corporativa.

Além das hipóteses mencionadas acima, a B.F pode fornecer, sem necessidade de autorização prévia ou expressa, dados pessoais e registros de acesso em casos de:

a) Determinação judicial ou de autoridade competente;
b) Obrigação legal ou regulatória da B.F;
c) Necessidade desses dados para defesa judicial r extrajudicial da B.F;
d) Entidades de proteção ao crédito;
e) Outras situações permitidas ou não expressamente proibidas por lei.

Durante todo o processo de compartilhamento de dados, serão implementadas as melhores técnicas de proteção disponíveis no mercado. A B.F sempre buscará garantir a segurança e a integridade das informações pessoais dos usuários, adotando medidas robustas para prevenir acessos não autorizados, uso indevido ou divulgação inadequada. Esse compromisso se estende a todas as empresas e prestadores de serviços envolvidos no tratamento de dados oriundos do compartilhamento, que serão obrigados a adotar medidas de segurança equivalentes ou superiores àquelas que a B.F adota, assegurando a proteção adequada das informações pessoais.

7. POR QUANTO TEMPO A B.F ARMAZENA OS DADOS PESSOAIS?

Considerando a diversidade de setores em que a B.F atua e, consequentemente, os diferentes tipos de dados pessoais coletados, os prazos para armazenamento e descarte dos dados pessoais ao término do tratamento podem variar significativamente, dependendo da legislação ou regulamentação aplicável.

A B.F compromete-se a garantir a exclusão de dados pessoais quando estes não forem mais necessários para os propósitos que motivaram sua coleta ou mediante solicitação de eliminação pelo titular dos dados, ressalvadas as situações em que a retenção dos dados seja essencial para o cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias, ou para o exercício regular de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

Ademais, a B.F poderá armazenar dados pessoais com base no interesse legítimo, exceto nos casos em que direitos e liberdades fundamentais dos titulares prevaleçam ou quando houver restrições legais ou regulatórias que impeçam o armazenamento com base nesse fundamento.

8. A B.F PODE TRANSFERIR DADOS PESSOAIS PARA OUTROS PAÍSES?

A B.F, embora sediada e operando no Brasil, pode realizar o tratamento de dados pessoais em outros países, conforme necessário para a execução de serviços específicos contratados, como, por exemplo, armazenamento de dados em nuvem.

Nessas circunstâncias, a B.F compromete-se a observar integralmente as exigências estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e quaisquer outras normas específicas do país destinatário dos dados. A B.F assegura a implementação de medidas contratuais que garantam o estrito cumprimento das normas de proteção de dados por todas as partes envolvidas nos processos de transferência, definindo claramente a responsabilidade de cada uma na preservação da privacidade e dos direitos dos titulares dos dados. 

9. QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA QUE A B.F UTILIZA PARA PROTEGER DADOS PESSOAIS?

A B.F está firmemente comprometida em garantir a segurança e proteção de qualquer dado pessoal sob sua responsabilidade. A empresa adota uma abordagem proativa na implementação de medidas técnicas robustas para salvaguardar os dados que lhe são confiados. Dentre as práticas de segurança implementadas, destacam-se as seguintes:

a) Armazenamento em ambiente protegido:

A B.F assegura um ambiente seguro para o armazenamento dos dados pessoais que coleta, empregando diversas medidas, tecnologias e protocolos de segurança da informação para evitar acessos não autorizados. A empresa segue as melhores práticas de mercado e os padrões de qualidade das principais certificações sobre o tema. As medidas específicas incluem:

Controle de acesso físico: O acesso às dependências da B.F é controlado por sistemas de controle de acesso físico, permitindo a entrada apenas de pessoal autorizado. Áreas sensíveis são monitoradas permanentemente por sistemas de Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

Segurança em banco de dados: As estruturas de banco de dados são desenvolvidas e mantidas de acordo com padrões rigorosos definidos pelo departamento de Tecnologia da Informação. Todas as ações realizadas nos bancos de dados são registradas em logs, permitindo auditorias para garantir a segurança e integridade dos dados.

Políticas de senhas: conjunto de diretrizes e regras estabelecidas pela B.F para garantir que as senhas utilizadas para acessar sistemas, dados e recursos tecnológicos sejam suficientemente seguras. O objetivo principal é proteger contra acessos não autorizados e minimizar o risco de violações de segurança. A política de senha define os requisitos mínimos que devem ser seguidos ao criar, usar e gerenciar senhas.

Trilhas de auditoria e logs de acesso e atividade: O departamento de Tecnologia da Informação é responsável por gerar e armazenar trilhas de auditoria e logs de acesso e atividade, registrando informações como data, hora e localização do acesso a arquivos e sistemas, bem como tentativas inválidas de acesso e incidentes de segurança.

b) Seleção criteriosa de parceiros comerciais

Antes de formalizar qualquer relação comercial, a B.F realiza uma análise criteriosa das práticas de segurança de dados dos potenciais parceiros, certificando-se de que compartilham o compromisso com a proteção de dados e atendem ou superam os padrões de segurança estabelecidos

c) Cláusulas contratuais de segurança:


A B.F inclui cláusulas de comprometimento e conformidade com a segurança das informações nos contratos com terceiros, assegurando que os parceiros comerciais mantenham os mais elevados padrões de segurança e estejam alinhados com a abordagem proativa da empresa na proteção de dados pessoais.

Essas medidas buscam assegurar que a B.F e seus parceiros comerciais mantenham os mais elevados padrões éticos e de segurança no tratamento de dados pessoais, alinhados com a abordagem proativa da empresa em relação à proteção desse tipo de informação. 

10. QUAIS SÃO OS DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

Conforme estabelecido na LGPD, o titular dos dados pessoais, tem o direito de solicitar, a qualquer momento:

a) Confirmação e acesso: O titular tem o direito de confirmar se seus dados estão sendo processados e de ter acesso a essas informações.
b) Correção de Dados: O titular pode solicitar a correção de seus dados pessoais caso estejam incompletos, incorretos ou desatualizados.
c) Anonimização, Bloqueio ou Eliminação: É possível solicitar que os dados sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados quando forem desnecessários ou estiverem sendo tratados de maneira inadequada.
d) Exclusão de Dados com Consentimento: O titular pode pedir a eliminação dos dados pessoais fornecidos com consentimento, salvo em situações específicas previstas na legislação.
e) Informação sobre Compartilhamento: O titular tem o direito de ser informado sobre quais entidades, públicas ou privadas, estão compartilhando seus dados pessoais.
f) Informação sobre Consentimento: Deve ser informado ao titular sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as possíveis consequências dessa decisão.
g) Revogação do Consentimento: O titular pode retirar o consentimento dado anteriormente, conforme as condições previstas na lei.
h) Reclamações e Solicitações: O titular pode apresentar reclamações e realizar solicitações sobre o tratamento de seus dados pessoais.

11. COMO ENTRAR EM CONTATO COM A B.F?

Para exercer seus direitos em relação aos seus dados pessoais, o titular pode entrar em contato com a B.F através do endereço de e-mail dpo@carvalhomanzini.com.br. A empresa está comprometida em tornar o processo o mais acessível possível, garantindo que o titular de dados possa facilmente comunicar suas solicitações, dúvidas e reclamações através de um canal direto, transparente e eficaz.

É importante destacar que todas as solicitações serão tratadas de maneira gratuita. No entanto, para garantir a segurança e a privacidade dos dados pessoais de cada titular, a B.F solicitará a validação da identidade do requerente. Essa etapa é fundamental para assegurar que as respostas e as informações solicitadas sejam fornecidas exclusivamente ao titular dos dados.

12. ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA:

A B.F pode realizar alterações, modificações, acréscimos ou remoções em partes deste documento a qualquer momento, inclusive nas seguintes circunstâncias:

a) Alterações na legislação e regulamentação aplicáveis;
b) Utilização ou implementação de novas tecnologias e recursos no site da B.F
c) Consideração de alterações necessárias pela própria B.F.

A versão mais recente da Política, junto com toda as suas alterações, será válida, eficaz e vinculante após sua divulgação no site ou notificadas diretamente ao titular de dados. A B.F está comprometida em manter o titular de dados sempre informado sobre todas as atualizações relevantes, garantindo transparência em relação a quaisquer mudanças realizadas.

B.F. SERVIÇOS AMBIENTAIS LTDA